domingo, 8 de janeiro de 2012

CB PM DARILHO SANTIAGO BISPO

PERSONAGENS QUE CONSTRUIRAM 
A HISTÓRIA DO 19º BPM

 
Cabo PM Darilho

Cabo PM Darilho Santiago Bispo, filho de Felipe Santiago Bispo e Vicência Maria das Mercês, 1,66 de altura, nascido em 1º de outubro de 1928 é natural de Serrinha-BA, entrou nas fileiras da polícia militar no ano de 1949. Serviu o tiro de guerra com 17 anos em 1948, tirando onze meses de serviço, logo depois de servir ao TG, lhe mandaram pedi permissão à 6ª Região Militar, daí então, a 6ª Região Militar mandou o mesmo para TR, onde recebeu um ofício designado para o Comandante Geral no Quartel dos Aflitos, isso já em 1949, quando entrou como praça novo.
Ao entrar nas fileiras da polícia militar, já como soldado pronto, sabendo fazer quase tudo, com dezesseis dias depois lhe mandaram para uma diligência em Rio Novo, hoje Ipiaú. O então TEN PM Horácio de Matos embarcou o SD PM Darilho em um navio na alfândega, na Baixa do Sapateiro, chegando em São Roque pegou o trem que ia seguindo pra Jequié, levou um dia de viagem, e chegando em Jequié, tomou uma marinete (nome denominado ao transporte da época) até Rio Novo atual  cidade de Ipiau-Ba, lembrando que a marinete saia de Jequié às sete horas da manhã e chegava às doze horas em Rio Novo.  Foi transferido para batalhão de Ilhéus 2º BPM onde nem chegou a se apresentar porque já veio como diligência pra Rio Novo que pertencia ao Batalhão de Ilhéus, Rio Novo era na época destacamento da Companhia de Vitória da Conquista, isso no ano de 1949.
 Posteriormente o então Soldado Darilho foi recolhido do destacamento de Rio Novo, pedindo pra ser destacado em Dois Irmãos que hoje é Ubatã, no ano de 1952.
Neste contexto, o CB PM Darilho Santiago Bispo prosseguiu sua carreira policial militar trabalhando de maneira honrosa na 4ª Cia PM Jequié, onde no Almoxarifado e em vários setores permaneceu dedicado a briosa PMBA até o dia de sua transferência para reserva remunerada, conforme transcrição do BI/O do 9º BPM Vitória da Conquista, de 17 de novembro de 1983, com proventos da Graduação de 3º Sargento.

O CB RR PM Darilho Santiago Bispo deixou a seguinte mensagem para os colegas policias militares:
“Eu peço a Deus vida e saúde pra todos eles, que vença na vida, que seja graduado, que sejam muito felizes nesse mundo e no outro, aqueles que estão na ativa e os que estão na reserva e os que vão entrar também, que é daí para o futuro, que Deus abençoe e que guarde para sempre”. Cabo Darilho, às 15 horas do dia 26 de maio de 2011, em sua residência na Rua da Paróquia, s/n, Bairro Cansanção, Jequié-Ba.          

Obs: este texto é uma pequena parte extraida do Histórico do 19º BPM/Jequié