O Ten Cel PM Gilmar Carvalho Pereira, nascido em 02 de agosto de 1955 e natural de Salvador-Ba, estudou no Colégio da Polícia Militar, nos Dendezeiros, entrar para a gloriosa Polícia Militar da Bahia era tudo que o seu saudoso pai queria para os 02 (dois) filhos homens: Gilmar e César, este último, um ano mais velho de idade, ficou no colégio até concluir o curso ginasial para em seguida, servir a Marinha do Brasil no Estado do Rio de Janeiro que, após o exercício obrigatório do Serviço Militar, retornou a Salvador, fez um curso no Senai e se empregou na Polialden, no Pólo Petroquímico de Camaçari. O ingresso do Cel PM Gilmar Carvalho no CPM ocorreu precedido de um fato histórico muito importante para a nação brasileira, que foi a Revolução de 1964, cujos acontecimentos permanecem vivos até hoje em nossa memória.
Diferentemente do irmão Cesar, em atenção a um velho anseio do pai, que foi expedicionário da Marinha de Guerra, que desejava ter um filho oficial da Polícia Militar, o então garoto Gilmar deu continuidade aos seus estudos no CPM, concluindo todas as etapas do primário ao científico, passando pelo então CPA (Curso Preparatório de Alunos), equivalente aos 2º e 3º ano científico, nos anos de 1973 e 1974, vindo a ingressar na Academia de Polícia Militar (APM) em 1975, cujo curso encerrou-se 03 (três) anos depois, no ano de 1977.
Mas, antes mesmo de vir comandar o 19º BPM, no posto de major, adquiriu muitas experiências na qualidade de subcomandante de unidades operacionais expressivas como: o 12º BPM, em Camaçari, Batalhão de Polícia de Choque, pela CME antiga PM/2. e pelo comando 36ª CIPM, na cidade de Dias D’Ávila,
O 19º BPM, em particular, foi uma verdadeira escola para o Cel PM Gilmar quando assumiu o comando do Batalão sob comento, em abril de 2007, substituindo ao então Ten Cel PM Carvalho Melo, hoje, Cel PM à frente da CME. O Coronel Gilmar imprimiu uma política toda própria de gestão durante o período em que foi Comandante do 19º Batalhão da PM em Jequié-BA, definindo metas para uma adequação imediata ao seu perfil, partindo em seguida para um planejamento que achava ser o modelo ideal para alcançar os objetivos no que diz respeito à minimização da violência, com vistas à diminuição da crescente espiral da criminalidade.
Então, contando com ajuda de um competente staff e com a compreensão de uma tropa comprometida com os objetivos traçados pelo comando da Unidade, e, também, do alto nível da comunidade parceira, a exemplo da proatividade junto aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), à sociedade organizada de um modo geral e aos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CONSEG), realizou muitas ações preventivas responsáveis pela retração dos índices de violência e criminalidade.
O próprio Coronel Gilmar Carvalho declarou que foi muito proveitoso e gratificante comandar o 19º BPM/jequié, de onde tirou várias lições de aprendizado, o que muito tem contribuído para enfrentar novos desafios e ser bem sucedido nas inúmeras atividades de cunho administrativo e operacional por onde passou. Além do 19º BPM em Jequié o Ten Cel Gimar Carvalho comandou o Batalhão de Euclides da Cunha e estava comandante do 9º BPM de Vitória da Conquista.
O Sr. TEN CEL PM Gilmar Carvalho Pereira descreveu alguns fatos que marcaram sua vida na PMBA, são eles:
· Vestir a farda pela primeira vez em 1973, ainda como aluno do CPA, ao estranhar a conduta de um soldado que se levantou com todo respeito ao lhe ver passar, coisa que nos dias atuais não se valoriza mais; uma incontestável prova da dinâmica disciplinar;
· As promoções a 2º tenente e major, pela incansável espera pela carência de vagas, causa de desestímulo e carência de motivação;
· A condecoração com o recebimento da medalha Marechal Argolo;
· A nomeação para o comando do 19º BPM;
· O dia da inauguração do projeto de monitoramento eletrônico “OLHOS DE GAVIÃO”;
· O recebimento do honrado título de “Cidadão Jequieense”, entre outros.
Mensagem a todos policias militares deixada pelo TEN CEL PM Gilmar Carvalho Pereira, no dia 01 de outubro de 2011.
A minha mensagem é de puro otimismo e esperança.
Precisamos pensar a corporação de uma maneira tal que, num futuro bem próximo, possamos obter resultados cuja avaliação interprete o grau de satisfação de toda a comunidade. Nesse contexto, por que não exercer o nosso múnus com seriedade, respeitando as diferenças, compreendendo para ser compreendido. Nenhum ser humano poderá crescer funcionalmente em paralelo com a própria organização à qual pertence se, efetivamente, não for vocacionado e não tratar com amor aquilo que faz.
A paixão pelo que se faz é fator determinante para influenciar a nós agentes públicos no desempenho das nossas tarefas diárias, dos desafios próprios da função, o que trará como resultado a colheita de benefícios para a organização e, evidentemente, para a nossa realização profissional.
(TC PM Gilmar Carvalho)
Frase do Ten Cel PM Gilmar:
“Ser policial militar é um sacerdócio e a PM em si uma panacéia, ou seja, um remédio para todos os males.”
O Cel PM Gilmar Carvalho Pereira faleceu na madrugada do dia 19 de abril de 2013, na Capital do Estado, em decorrência de complicações após uma cirurgia, deixando esposa e 03 filhos. Solidarizamos com sua esposa D. Dolores, filhos e todos seus familiares, pedindo o conforto e a graça de Deus.
De toda família meliciana!